Antonella Puliti disputará o Campeonato Brasileiro de Aéreos e Pole Sports na modalidade Lira Acrobática.
A estudante-atleta Antonella Puliti, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro Poços de Caldas, está se preparando para um grande desafio: o Campeonato Brasileiro de Aéreos e Pole Sports (CBAPS), que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Rio de Janeiro.
A estudante-atleta tem uma trajetória marcada por superação e disciplina. Antonella já carrega títulos expressivos, sendo campeã brasileira juvenil e vice-campeã mundial de lira acrobática. “Ver todo o meu esforço, treinos e dedicação sendo reconhecidos nesse nível foi como um sonho realizado. Representar o Brasil e alcançar esse resultado mundial me enche de orgulho”, relata.
Preparando-se para o próximo desafio, a atleta tem intensificado a rotina de treinos, buscando aprimorar tanto os aspectos técnicos quanto artísticos. “Meu técnico é campeão mundial e tricampeão brasileiro na modalidade. Já a minha preparadora física é minha ex-treinadora de ginástica rítmica. Estou focada no preparo físico e mental para chegar na competição com o melhor desempenho possível”, explica.
Antonella conta que sua relação com o esporte começou muito cedo e de forma transformadora, quando foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com indicação do nível de suporte necessário, por volta dos 4 anos. “O esporte foi um divisor de águas para mim”, conta.
Antes de se apaixonar pela lira acrobática, a estudante-atleta trilhou outros caminhos no esporte. Passou pela ginástica rítmica, pelo balé e pela natação, além de experimentar o tecido acrobático, outra modalidade circense. “Quando conheci a lira, percebi que poderia unir tudo o que aprendi na ginástica rítmica com os movimentos da lira. Foi quando realmente me encontrei”, relembra.
Para a mãe da atleta, Danielle Pinheiro, acompanhar de perto essa trajetória tem sido uma experiência emocionante e, muitas vezes, surpreendente. “Desde pequena, ela já demonstrava uma conexão muito forte com o movimento e com a arte. Quando conheceu a lira, tudo fez sentido. Parecia que ela tinha nascido para isso”, destaca, com orgulho.
Danielle também faz questão de ressaltar o quanto se sente grata pela rede de apoio que acompanha sua filha nessa caminhada. “É emocionante ver até onde ela chegou e saber que todo o esforço está valendo a pena. Ela é um exemplo de dedicação e coragem”, afirma.
Segundo a mãe da estudante-atleta, o Colégio Batista Mineiro Poços de Caldas tem papel importante nessa caminhada. “O Batista representa uma base sólida, tanto na formação acadêmica quanto nos valores. É um apoio muito importante para nossa família”.
Danielle finaliza agradecendo aos professores, treinadores, psicóloga, amigos e familiares. “Cada conquista dela é resultado de um esforço coletivo, e isso é muito bonito de ver”.
O Colégio Batista Mineiro se orgulha em fazer parte dessa história e segue na torcida pelo sucesso de nossa estudante no Campeonato Brasileiro.