
Foto: Renê Oliveira
No dia 6/9, as quadras do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais se encheram de expectativa e muita torcida no I Torneio de Robótica da categoria Middle 1, reunindo os estudantes do 6º e 7º anos em uma competição marcada por inovação, desafios e aprendizados que vão muito além da sala de aula.
Com 14 equipes inscritas, o torneio mobilizou estudantes e familiares. O destaque ficou com o 6º ano B, que conquistou o primeiro lugar. As turmas 6º G e 7º G garantiram o 2º e 3º lugares na competição, respectivamente.
Inspirado no formato do Torneio Brasil de Robótica (TBR), o evento teve etapas de avaliação baseadas em critérios como Mérito Científico, Tecnologia e Engenharia, Organização e Método. Para a coordenadora geral da unidade, Fernanda Maciel, a proposta foi pensada para estimular a criatividade, a pesquisa e o pensamento crítico dos estudantes a partir de um problema.
“O torneio desafiou os estudantes a pesquisarem soluções para uma situação-problema ligada ao tema ‘Vida Terrestre: contribuir para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos nos biomas brasileiros’. Tudo foi planejado com intencionalidade pedagógica, desenvolvendo competências técnicas, cognitivas e socioemocionais”, explicou a coordenadora.
A professora de Robótica, Mariana Magalhães, destacou os bastidores e os desafios enfrentados pelas equipes, entre eles, a construção de uma garra robótica e a definição das melhores missões para pontuar.
“As equipes contaram com dois treinadores: um para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e outro focado na programação. Os estudantes foram desafiados a pensar e agir como verdadeiros engenheiros, com o apoio fundamental dos monitores Túlio e Rafael, que acompanharam os testes dos robôs. A ideia nunca foi entregar tudo pronto, mas incentivar o protagonismo dos alunos na busca por soluções”, pontuou a professora.
Durante o Torneio, foram considerados a criatividade dos projetos, a estratégia de execução das missões e o desenvolvimento do pensamento computacional.
“Cada missão tinha uma pontuação já conhecida pelos estudantes. Assim, eles puderam traçar suas metas e definir o foco. Foi bonito ver o envolvimento de cada grupo”, afirmou Mariana.
Além do lado técnico, o Torneio contou com a presença dos familiares, que torceram e vibraram com os estudantes.
Patrícia Arouca, mãe de uma das estudantes do 6º ano B, destacou o quanto a experiência impactou positivamente a filha: “Ela aprendeu a lidar com os desafios, com os imprevistos e, principalmente, com o trabalho em equipe. Foi uma vivência que exigiu autonomia, disciplina, raciocínio lógico e criatividade”, contou.
Raquel Arouca, estudante da equipe campeã, falou sobre o caminho até a vitória: “O nosso maior desafio foi controlar o nervosismo. Mas como a equipe é muito unida e amiga, tudo ficou mais leve e divertido. Foi muito especial vencer o primeiro torneio da nossa escola”, celebrou.
A Robótica faz parte do dia a dia dos estudantes dos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil e traz uma conexão muito forte com outros componentes curriculares, pois andam juntos, trazendo um olhar maker e deixando os conteúdos acadêmicos mais divertidos.
Fotos por: Renê Oliveira