Na Rede Batista de Educação, o Projeto de Vida é trabalhado com os estudantes do Ensino Médio, proporcionando uma visão sobre o futuro. Durante as aulas, temas como autoconhecimento, escolhas conscientes, planejamento, mercado de trabalho e propósito são abordados de forma integrada, sempre conectando teoria e prática. Palestras com profissionais convidados enriquecem esse processo, permitindo que os estudantes compartilhem seus anseios enquanto ouvem vivências e aprendizados de quem já percorreu caminhos diversos.
Para entender melhor como esse trabalho é conduzido nas unidades da Rede Batista de Educação (RBE), o Blog entrevistou o coordenador do Batista Família e Capelão, Nicolas Bastos, e a coordenadora pedagógica do Colégio Batista Brasil Vila Velha, professora Ana Paula Grijó.
Segundo Nicolas, uma das maiores demandas do ser humano é compreender o sentido da vida. “Entre o choro inicial e a batida final do coração, todos nós desejamos encontrar respostas sobre por que existimos e para que vivemos. Essa resposta só pode ser encontrada em quem nos projetou e sonhou conosco, e no que ele espera de nós”, afirmou. Ele ressalta que viver apenas para si pode ser um grande impedimento para entender o propósito que Deus nos confiou.
Nicolas alerta para um discurso comum na sociedade, a ideia de que projetamos nossa vida apenas para conquistar. “Essa mentalidade tem sido reforçada pelas redes sociais e por diversos meios de comunicação, e pode distorcer o que realmente significa ter um projeto de vida excelente. Propósito não é sinônimo de sucesso financeiro; a vida plena nem sempre está ligada à conquista de bens ou prestígio”, destacou o capelão.
A professora Ana Paula, que traz a perspectiva pedagógica, reforça que o papel da escola é justamente ajudar os estudantes a fazerem conexões entre seus interesses pessoais e as diversas possibilidades de futuro. “Promovemos discussões que fortalecem competências fundamentais, como autoconfiança, comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, habilidades essenciais tanto para a vida acadêmica quanto para o mundo do trabalho”, explicou. Além disso, a coordenadora destaca a importância de projetos e atividades que estimulem o protagonismo e o engajamento dos estudantes no próprio processo de aprendizagem.
Nessa construção de sentido, a capelania tem um papel fundamental. Para Nicolas, “ser” deve vir antes do “ter”. “Ser” valida quem a pessoa é; “ter” apenas confirma aquilo que o mundo valoriza. É por isso que, dentro do ambiente escolar, é essencial ensinar os estudantes a encontrarem propósito antes de buscarem conquistas. “A missão da capelania no Projeto de Vida é apoiar o estudante na descoberta de seu propósito, celebrar suas conquistas e ajudá-lo a ajustar rotas quando necessário. Mais do que uma orientação vocacional, é uma direção espiritual”, afirma.
E é justamente por ser uma instituição confessional que a Rede Batista de Educação vai além da orientação profissional. “O Projeto de Vida também é um caminho para que os estudantes descubram seu chamado divino, aprendam a servir e contribuam de forma significativa na sociedade. Afinal, o verdadeiro propósito da vida não se limita à realização pessoal ou ao sucesso financeiro, ele é construído com base em princípios cristãos e vivenciado na prática com amor, fé e ação”, finaliza o capelão.
Vivemos em um mundo que valoriza pessoas com propósito, engajadas e preparadas para atuar com responsabilidade e consciência. Ter visão colaborativa, capacidade de liderança sem depender de cargos, ética, sensibilidade intercultural e responsabilidade socioambiental são atitudes cada vez mais esperadas dos profissionais do futuro.