
Texto escrito por Márcio Soares* e Nicolas Bastos*
Na Rede Batista de Educação, a formação integral dos estudantes vai além do ensino acadêmico. Por isso, além de investir no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil também preparam seus educadores para essa missão.
Ser educador é mais do que ensinar conteúdos. No dia a dia, professores e equipe pedagógica são procurados pelos estudantes com dúvidas, inseguranças e dilemas que ultrapassam os limites da sala de aula. Como orientar um estudante que enfrenta dificuldades emocionais, conflitos com colegas ou desafios éticos? Como agir com empatia e responsabilidade diante dessas situações?
Para apoiar os educadores nesses momentos, a Rede Batista de Educação conta com o Programa de Formação Ética e Socioemocional Bene:), que oferece uma base sólida de desenvolvimento humano e ético. O programa parte da premissa de que educar é também ajudar os estudantes a se conhecerem melhor, tomarem decisões conscientes e construírem uma identidade baseada em valores.
O papel do aconselhamento
Durante a infância e a adolescência, os estudantes estão em plena formação da identidade. É nessa fase que começam a compreender suas emoções, lidar com frustrações e dar sentido às próprias escolhas. O aconselhamento surge como uma ferramenta essencial nesse processo de crescimento.
O Programa Bene:) parte de uma visão integral do ser humano, que compreende quatro dimensões essenciais:
Um aconselhamento eficaz considera todas essas dimensões. O educador orienta não apenas com base na razão, mas também levando em conta o que o estudante sente, como reage fisicamente e como suas escolhas refletem seus valores e o caminho que deseja trilhar.
Essa visão amplia o papel do educador, tornando-o um guia que contribui para decisões mais maduras, conscientes e alinhadas ao propósito de vida dos estudantes.
Ética e virtudes: o alicerce da orientação
Outro pilar do Bene:) é a formação ética, que se baseia no cultivo de virtudes morais. O objetivo não é oferecer respostas prontas, mas estimular a reflexão sobre o certo e o errado a partir de princípios sólidos.
Imagine um estudante que busca ajuda por estar em conflito com um colega. Um aconselhamento focado apenas na resolução imediata talvez não gere um aprendizado duradouro. Mas, ao propor perguntas como:
– O que posso aprender com essa situação?
– Como posso agir com justiça e respeito?
– Que valores estão envolvidos aqui?,
o educador ajuda o estudante a amadurecer e desenvolver um senso ético que o acompanhará por toda a vida.
Um educador que inspira
No programa Bene:), o educador é um mediador do crescimento pessoal. Ele não apenas transmite conhecimento — ele inspira, acolhe e orienta com o exemplo, dentro e fora da sala de aula.
Mais do que impor regras, o Programa Socioemocional promove uma cultura de reflexão e construção de valores. Assim, cada interação se torna uma oportunidade de formar seres humanos mais equilibrados, conscientes e preparados para enfrentar os desafios da vida.
No fim das contas, o maior impacto do aconselhamento não está apenas na resolução de um problema, mas na formação de um modo de ser e agir. E é esse legado que a Rede Batista de Educação ajuda a construir na vida dos educadores e de seus estudantes.
*Márcio Soares – gerente executivo do Instituto Hexis – Programa Bene:) Formação Ética e Socioemocional
*Nicolas Bastos – coordenador do Batista Família