O segundo semestre chegou e, com ele, a contagem regressiva para o Enem. Para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, essa etapa decisiva pode trazer ansiedade, dúvidas e insegurança. Pensando nisso, o blog da Rede Batista de Educação conversou com o capelão do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, Ramon Maciel, que compartilhou reflexões sobre como lidar com a pressão e a ansiedade durante esse período. Com base em suas conversas e atendimentos aos estudantes, o capelão oferece um olhar acolhedor sobre esse momento importante na vida dos estudantes.
Texto escrito por Ramon Maciel*
Quem tem certeza de que vai acordar vivo amanhã, levante uma das mãos!
É claro que nenhum estudante da 3ª série levantou a mão. “Então, por que tanta preocupação com o ENEM?”, disse após o silêncio. Essa pergunta, obviamente, não elimina a ansiedade que muitos sentem, mas nos convida a enxergar essa fase por uma nova perspectiva.
Jesus afirmou: “Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34). Ele não nos proibiu de planejar o futuro, mas nos orientou a focar no presente. Se não tenho garantia de que estarei vivo amanhã, o que posso fazer hoje diante da preocupação com o ENEM, que está no futuro? A resposta parece simples: estudar.
Portanto, se creio nas palavras de Cristo, de que o futuro está em suas mãos, e que a mim cabe viver bem o presente, então posso descansar. Se creio que Deus é soberano e cuida de todas as coisas, posso viver com calma. A fé que Jesus nos apresenta é uma fé que carrega boas expectativas: Deus fez algo bom no passado, está fazendo algo bom no presente e fará algo bom no futuro.
Um estudante me procurou dizendo que sua nota no ENEM não foi suficiente para entrar na faculdade do seu sonho, mas deu para ingressar em outra universidade, em uma cidade diferente. Ele estava um pouco triste, mas também esperançoso, pois confiava no Senhor. Durante a conversa, propus uma nova expectativa para o futuro e perguntei: “E se nessa faculdade você encontrar o amor da sua vida?”
Ele sorriu e me olhou surpreso.
Muitas vezes, nossas preocupações nos impedem de enxergar o que Deus está fazendo. A maior ansiedade dos estudantes nem sempre é o ENEM em si, mas o medo de errar na escolha do curso, de decepcionar os pais ou de se sentir o pior da turma. Mas o que Cristo nos oferece é justamente uma boa expectativa: Ele está cuidando de tudo, e não importa o que aconteça, o plano de Deus para a sua vida será bom.
A fé também é um modo de exercitar o pensamento positivo, de gerar esperança mesmo diante do desconhecido. É uma forma de acalmar o coração, equilibrar os hormônios do estresse e diminuir a insegurança diante do futuro.
Jesus nos convida a olhar para Ele, enquanto Ele olha para a estrada. Nossa fé nos chama a sentar no banco do carona e deixar Cristo conduzir a viagem. Vamos observar a paisagem, sentir o vento no rosto… Às vezes, vamos querer dizer: “Cuidado! Pisa no freio!” Ou “Está devagar demais, anda mais rápido!” — mas sempre sabendo que Ele continua no controle.
Por isso, querido estudante, convido você a descansar o seu coração em Cristo e fazer o que for necessário hoje para alcançar uma boa nota no ENEM. Um passo de cada vez, com fé, foco, confiança e uma boa expectativa do que Deus irá fazer!
*Ramon Maciel, capelão do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais.