A Rede Batista de Educação (RBE) tem como missão contribuir para a formação do ser humano por meio da educação integral. Por esse motivo, o Colégio Batista Mineiro oferece aos estudantes diversos itinerários formativos que contribuem para a sua formação acadêmica e pessoal. Baseada nesses preceitos, a RBE oferta aos jovens da 2ª série do Ensino Médio o itinerário “Noções de Direito e Atualidades Jurídicas”.
O Direito é uma ciência que “conversa” com todas as áreas do saber e contribui para a construção da cidadania. Por isso, é importante que todos os cidadãos tenham acesso, ainda na idade escolar, ao conhecimento acerca de seus direitos e obrigações.
A professora do itinerário formativo “Noções de Direito e Atualidades Jurídicas” Ingrid Castor fala sobre a importância desse itinerário para os estudantes. “Eles são adolescentes, logo, são pessoas que integram a sociedade e possuem direitos e obrigações como outros indivíduos para o exercício da cidadania. O itinerário favorece esta compreensão e destaca a importância que os jovens têm para a sociedade”, afirmou.
A educadora pontua ainda que os estudantes tiveram acesso a noções de direito civil, Estatuto da Criança e do Adolescente, noções de direito constitucional e de direito do trabalho.
De acordo com a estudante da 2ª série Unidade BH Floresta/Séries Finais Maria Eduarda, esse itinerário esclareceu dúvidas e acrescentou conhecimento. “Fiz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineira, e esse itinerário foi muito importante principalmente na redação, pois aprendemos também a legislação trabalhista”, disse.
Já o estudante João Pedro Sampaio, também da 2ª série, afirmou que esse itinerário foi muito pertinente. “Foi muito bom para eu saber meus direitos e deveres, e o direito das pessoas. Fiz o Enem como treineiro, e caíram questões relacionadas ao Direito. Acredito que, se eu não tivesse feito esse itinerário, teria errado essas questões”, pontuou.
“O itinerário é relevante para contribuir para a formação e construção da cidadania dos estudantes e ainda possibilitar que eles tenham um repertório maior para o Enem”, afirmou Ingrid.
A professora acrescenta que há alguns anos o Enem cobra conteúdos de Direito. Temas como “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (2021)”, “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013)”, “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? (2002)”, violência doméstica, apatridia e muitas outras pautas já foram cobradas na prova e/ou nos temas de redação.
Segundo a estudante da 2ª série Gabriela Nunes, a aula do Direito foi bem produtiva. “Escolhi esse itinerário para obter conhecimento, pois conhecimento é poder. Nas aulas entendi os meus direitos e deveres, sobre o que devo fazer, além de ajudar a viver em sociedade”, pontuou.
Gabriela fez o Enem na condição de treineira e contou como foi a sua experiência. “Essas aulas de Direito me ajudaram no Enem. Caíram várias questões relacionadas ao Direito. Esse itinerário foi muito produtivo, com certeza faria novamente”, disse.
O estudante Daniel Duarte, também da 2ª série, pontuou, conforme os colegas, que o estudo do Direito na idade escolar é importante. “Aprendi os nossos direitos e o entendimento da Constituição”, afirmou.
“O itinerário favorece a compreensão do estudante acerca da ciência do direito e amplia o repertório deles para melhor desempenho no Enem”, reiterou Ingrid.