A coordenadora do Ensino Médio, Léia Aderlane Silva, do Colégio Batista Mineiro Buritis, organizou sete dicas necessárias ao estudante para o momento das provas
Ao chegar ao Ensino Médio, os estudantes se deparam com muitos desafios:
- aumento dos componentes curriculares e da carga horária semanal, além do nível de aprofundamento dos assuntos abordados e
- a ansiedade da escolha da formação superior e futuro profissional.
Sem falar do tão esperado Enem – Exame Nacional do Ensino Médio! O desempenho do estudante nesta avaliação pode ser usado como porta de entrada nas universidades.
Como sobreviver a esta semana, véspera do Enem, diante deste enorme desafio?
Vamos falar sobre estratégias que podem ajudar a diminuir a ansiedade e ajudar o estudante a não se render ao cansaço e estresse no momento da avaliação:
- O momento de estudo pode estar voltado para a leitura de temas da atualidade e revisão de algum aspecto dos componentes curriculares que suscite dúvidas ou insegurança.
- Investir tempo em atividades que trazem descanso e relaxamento (fazer caminhadas, ver filmes, ouvir música).
- Manter uma alimentação equilibrada e saudável.
- Investir no tempo e qualidade do sono.
- Trazer “à sua memória o que pode lhe dar esperança”: as horas de dedicação e de estudo árduo, os bons momentos de aprendizagem nas aulas com professores e colegas, todas as pessoas que apoiaram, e, principalmente, a presença do Pai Bondoso que pode fazer “infinitamente mais” neste momento, trazendo a paz e a tranquilidade tão necessárias e preciosas.
- Separe o material, água e lanche na véspera do dia da prova.
- Confira o local onde fará a prova, verifique o trajeto, meio de transporte utilizado e se programe para sair de casa com antecedência.
Confira o local onde fará a prova, verifique o trajeto, meio de transporte utilizado e se programe para sair de casa com antecedência.
Boa prova!