O papel da família na preparação para o Enem ou qualquer processo avaliativo escolar é fundamental, pois o desempenho do estudante não depende apenas da escola, mas também do ambiente de apoio e estímulo que encontra em casa.
O blog da Rede Batista de Educação conversou com a psicóloga Mônica Alvarenga, que é também psicopedagoga e pedagoga; com a coordenadora da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, Luciene Toledo; e com a coordenadora pedagógica do 6º ano ao Ensino Médio do Colégio Batista Brasil Manaus, Ana Patrícia Porto, para falarem sobre “Técnicas de estudo em família – como os pais podem ajudar na preparação do Enem”.
Segundo a psicóloga, a preparação para o Enem gera pressão psicológica no adolescente, que se sente sobrecarregado. “Os pais exercem um papel fundamental na segurança e na constância emocional para os desafios desse momento”, disse. Ela orienta ainda que a chave do sucesso é a fé e o diálogo. “Mostrar ao jovem que a fé nos fortalece, nos edifica e nos prepara para os desafios do cotidiano faz toda a diferença. Estar debaixo de tantas expectativas e ter uma família que usa o diálogo torna os momentos de troca mais edificantes”, pontuou.
A coordenadora Ana Patrícia explica que, nesse período, a rotina em casa costuma ser de poucas horas, pois na maior parte do tempo o estudante está na escola. Para ela, é essencial propor aos estudantes que usem o pouco tempo que possuem com estratégias corretas, o que contribui para o melhor aproveitamento e produtividade.
A coordenadora reforça que o papel da família na preparação para o Enem, ou em qualquer processo avaliativo escolar, é fundamental. “Porque o desempenho do estudante não depende apenas da escola, mas também do ambiente de apoio e estímulo que ele encontra em casa”, pontuou. A educadora complementa ainda que, quando falamos em incentivo aos estudos no lar, podemos destacar alguns pontos importantes: apoio emocional e motivacional, criação de um ambiente adequado de estudo, acompanhamento e disciplina e exemplo e valorização da educação. “Pequenos gestos, como ler em casa, conversar sobre atualidades e mostrar curiosidade, fortalecem o hábito de aprender”, explicou. A coordenadora acrescenta ainda que uma condição fundamental em todo o processo de estudos é que os pais não sejam mais um foco de cobrança, mas de apoio. “A parceria e a comunicação assertiva proporcionam acordo entre pais e filhos”, afirmou.
De acordo com a coordenadora Luciene Toledo, quem mais pode contribuir para esse equilíbrio é a família, os que estão mais próximos. “Quando o estudante encontra em casa um ambiente adequado, acolhedor, para falar dos seus medos, suas dúvidas, ele já se sente mais leve para enfrentar suas lutas, com a sensação de que tem alguém lutando com e por ele”, pontuou. Luciene complementa que o que mais existe nesse momento da vida são incertezas; assim, onde e quando há segurança, o processo é fortalecido. Ela fala também da importância do equilíbrio nessa fase preparatória para o Enem. “Este é um momento da vida em que a agenda precisa ser revista, e a prioridade de tempo é investida na preparação para as provas do Enem. Porém, é necessário reservar tempo para descanso, praticar atividade física, porque o bem-estar gerado nesse período será uma excelente ferramenta para ativar o tempo de estudo, ajudando na concentração e produtividade. Que tal convidar o filho para uma caminhada? Ou para tomar um sorvete?”, sugeriu.
E, para finalizar, a coordenadora Ana Patrícia indica o que as famílias podem fazer para ajudar os estudantes na reta final dos estudos para o Enem. Segundo a coordenadora, o segredo é não assumir o lugar do estudante, mas estar ao lado como apoio. O ideal é que a família escolha uma ou duas técnicas que combinem com a rotina e repita de forma consistente, para não sobrecarregar o estudante. Entre as sugestões estão o resumo falado do dia, o cronograma compartilhado, a técnica dos 30-10 (estuda-se 30 minutos com foco total e depois se faz uma pausa de 10 minutos), o quiz em família e os mapas mentais ou esquemas coletivos.
Na Rede Batista de Educação, acreditamos que o sucesso dos nossos estudantes vai muito além do desempenho em provas; ele é construído em parceria com a família, com base em valores sólidos, diálogo, cuidado e formação integral. É por isso que incentivamos uma preparação que considera não apenas o conteúdo, mas também o equilíbrio das emoções, por meio do programa socioemocional, da Capelania e do apoio em casa. Juntos, escola e família formam uma base segura para que cada estudante siga confiante rumo ao Enem e aos próximos passos de sua caminhada.