A partir dos Jogos Paralímpicos, as aulas de Educação Física se tornaram exemplo de conscientização da superação diante das capacidades físicas
Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da Rede Batista de Educação incentivam a prática do esporte, pois sabem da importância deste para a saúde mental e física, assim como para a superação de obstáculos.
Os atletas paralímpicos, ao estarem presentes e competindo nas modalidades esportivas adaptadas à sua condição (deficiência mental, física e visual), afirmam suas capacidades de superação e conquista.
Assim, a professora de Educação Física do Colégio Batista Brasil Manaus Suellen Marinho planejou uma aula de inclusão para os estudantes da Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
As crianças chegaram à quadra e foram apresentadas ao esporte acessível às pessoas com alguma deficiência. Antes de vivenciarem as modalidades esportivas adaptadas, a professora falou sobre elas e os desafios enfrentados pelos atletas.
“Nesse primeiro momento, percebi que consegui a atenção das crianças para a importância da empatia e a compreensão da acessibilidade e da igualdade no esporte”, conta Suellen.
Depois, elas experimentaram as modalidades adaptadas aos atletas paralímpicos. Fizeram arremessos de peso com os olhos vendados, participaram de uma partida do vôlei sentado e jogaram bocha.
“Com a prática, foi promovida uma reflexão sobre a importância de ser resiliente, determinado e a força interior para conquistar seus desafios, além de incentivar a inclusão e o respeito às pessoas com deficiências”, disse Suellen.
Assim, nesses dois momentos, os estudantes perceberam o potencial que cada atleta paralímpico possui, mesmo com suas dificuldades. E foi uma inspiração, já que eles (os estudantes) vivenciaram e, com isso, compreenderam que o ser humano tem potencial para se destacar e realizar qualquer atividade, principalmente no esporte.
“Eles identificaram a perseverança dos atletas paralímpicos em ultrapassar barreiras. A vivência deles com o esporte adaptado promoveu a empatia e a compreensão de se colocarem no lugar do outro e, assim, respeitar a diferença”, afirma a professora de Educação Física.
A aula de Educação Física é um dos exemplos da educação integral praticada nos Colégios da Rede Batista de Educação, que integra aspectos acadêmicos, sociais e emocionais, formando cidadãos conscientes e cuidadosos. Tudo isso torna o ambiente da instituição de ensino mais inclusivo, respeitoso e positivo.