Com o compromisso de oferecer apoio espiritual, emocional e social, o setor da capelania reflete a confessionalidade da Rede Batista, baseada na Bíblia como a Palavra de Deus, capaz de transformar vidas e histórias
“Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz (…)” Hebreus 4.12ª
Nos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil, o núcleo de capelania atua de forma prática em aulas de ensino religioso, nos momentos de devoção e reflexão bíblica e no acompanhamento e aconselhamento dos estudantes e colaboradores em suas necessidades.
Como destaca o coordenador geral da Capelania da Rede Batista de Educação, César Timóteo.
“Em um tempo de relativização da verdade, quando tudo pode ser contestado e colocado em cheque, temos diante de nós mais uma vez a oportunidade de apresentar aos nossos estudantes a “Palavra da Verdade”. Sim, torna-se cada vez mais importante que tenhamos à mão a Escritura inspirada e capaz de transformar o mais profundo do coração humano. Como escola cristã, temos o propósito de ensinar com excelência e abrangência as áreas da ciência e do saber, mas também de fazer pontes necessárias com a verdade da Palavra, do Criador e da criação”
A Capelania é também um espaço de acolhimento onde cada pessoa é ouvida e valorizada. Além disso, o núcleo oferece aconselhamento pastoral, encontros de oração e atividades de voluntariado, incentivando o amor ao próximo e o serviço social. Em projetos de ação social, os estudantes aprendem a viver os valores de empatia e solidariedade.
Nos momentos de dificuldade, a capelania da RBE torna-se um recurso essencial, oferecendo apoio e esperança para que estudantes e famílias enfrentem os desafios com confiança, na perspectiva de que em Deus e em sua Palavra, encontrarão respostas e direcionamento para os mais diversos anseios da existência.
A RBE conta hoje com um time de dezenove capelães, comprometidos e vocacionados para servir cada estudante, cada colaborador e cada família, inspirando-os a desenvolver um relacionamento real e verdadeiro com Deus, na busca constante por uma espiritualidade sadia e libertadora.