Com dedicação, trabalho em equipe e raciocínio lógico, os estudantes do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Brasil Manaus participaram e foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada online e em três fases.
Ao todo, nove equipes da escola foram premiadas: oito com medalhas de bronze e uma com medalha de ouro, em uma das maiores competições nacionais voltadas ao conhecimento geográfico.
Durante a Olimpíada, os participantes foram desafiados a interpretar mapas, gráficos e imagens, além de analisar questões ligadas a meio ambiente, clima, relevo, cartografia, atualidades e temas socioeconômicos. A OBG vai além do conteúdo: exige visão crítica e capacidade de aplicar, na prática, os aprendizados da sala de aula.
Segundo a professora de Geografia Lília Araújo, a experiência foi enriquecedora. “Eles relacionaram teoria e realidade por meio da análise de dados geográficos e resolveram questões desafiadoras”, afirma.
A educadora destaca também que o diferencial das equipes medalhistas foi a cooperação. “O desempenho de destaque se deve à dedicação aos estudos, à troca de estratégias e à construção coletiva das respostas, fatores que extrapolam o conteúdo curricular e preparam para a vida”, pontuou.
Já o diretor da unidade, André Valente, ressalta que esse tipo de competição fortalece a cultura de aprendizagem da escola e da pesquisa. As olimpíadas estimulam a aplicação prática do conhecimento construído tanto em sala quanto pela plataforma de ensino”, disse.
O blog da Rede Batista de Educação conversou com duas estudantes da 1ª série do Ensino Médio que participaram da OBG: Lorena Rebouças e Júlia Almeida. Para Lorena, a experiência foi ótima, pois ela aprendeu novos conteúdos e expandiu conhecimento. “Aprendi que, participando de olimpíadas, novas oportunidades são abertas e que é possível obter sucesso com elas”, pontuou.
Já Júlia destaca que a experiência de participar da Olimpíada traz não só o aprendizado no componente curricular de Geografia, mas os valores de cooperação e trabalho de todos os participantes. “Me senti feliz e orgulhosa, pois o nosso esforço valeu a pena”, afirmou.
Para a mãe de Júlia, Letícia Rebouças, o apoio da escola faz toda a diferença. “O incentivo do Batista contribui diretamente para o desempenho dos estudantes. A OBG amplia o olhar dos estudantes e fortalece o aprendizado”, finalizou.
Ao participar da OBG, os estudantes do Colégio Batista Brasil Manaus não apenas conquistaram medalhas, mas também ampliaram horizontes, fortalecendo valores e mostraram que o conhecimento é ampliado quando compartilhado em equipe.